quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Monitoramento e Avaliação

Atualmente o processo de monitoramento e avaliação no Brasil vem ganhando espaço, por serem importantes ferramentas na tomada de decisão.
Sob orientação do gestor cabe aos municípios, estados e a Federação conduzir o processo de formulação, monitoramento e avaliação do Plano de Saúde (PS), da Programação Anual de Saúde (PAS) e do Relatório Anual de Gestão (RAG). É importante que a adoção do M e A se tornem procedimentos de rotina com resultados que contribuam e repercutam em termos de melhoria e aperfeiçoamento da própria gestão, assim como das ações e serviços prestados à população. (BRASIL, 2010)

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. Sistema de Planejamento do SUS : uma construção coletiva : Monitoramento e avaliação: processo de formulação, conteúdo e uso dos instrumentos do PlanejaSUS / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 76 p. : il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Cadernos de Planejamento, v. 8)

Um comentário:

  1. Monitoramento e Avaliação: processo de formulação, conteúdo e uso dos instrumentos do PlanejaSUS.

    Acesse o link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sistema_planejamento_sus_v8.pdf

    ResponderExcluir