Planejamento em Saúde




O monitoramento e a avaliação são parte do processo de planejamento. Assim, o entendimento do ciclo do PDCA fortalece a compreensão e a visualização da necessidade dessas ferramentas.

Segundo Silvio Aguiar, 2006:

PLAN (planejamento)- é definida a meta de interesse e estabelecidos os meios (planos de ação) necessários para se atingir a meta proposta.

DO (execução)- para a execução dos planos de ação, as pessoas são treinadas nesses planos.  A seguir os planos são implementados e são coletados dados que possam fornecer informações sobre a obtenção da meta- Monitoramento

CHECK(verificação)- Com o uso dos dados coletados na etapa de execução, é feita uma Avaliação dos resultados obtidos em relação ao alcance da meta.

ACTION (ação)- Nesta etapa, a ação a ser realizada depende dos resultados obtidos, avaliados na etapa de verificação.
  • Se a meta foi alcançada, são estabelecidos os meios de manutenção dos bons resultados obtidos;
  • Se a meta não foi alcançada, inicia-se o novo giro do PDCA, com o objetivo de se encontrarem meios que levem o processo a obter resultados que superem a diferença (lacuna) entre o valor da meta e o resultado alcançado com a implementação do plano de ação.
(Silvio Aguiar. Livro Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma. Nova Lima. INDG. Tecnologia e Serviços LTDA. Vol 1. Série Ferramentas da Qualidade, 2006)