Por quê?


O monitoramento e a avaliação retroalimentam o processo de planejamento.
Percebe-se uma crescente necessidade em utilizar dessas ferramentas na consolidação do Sistema Único de Saúde.Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa (ParticipaSUS): define monitoramento e avaliação como um acompanhamento contínuo dos processos que compõe o campo da gestão buscando à obtenção de informações em tempo oportuno, para subsidiar a tomada de decisão, bem como a identificação, solução e redução de problemas e a correção de rumos.


Saiba mais:  I Curso Básico em Monitoramento e Avaliação para Gestão do SUS (Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP) http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/gestao_240910.pdf


O monitoramento e a avaliação visam tornar mais racional e efetiva a toma de decisão. Segundo Garcia, 2001, qual o percentual daquelas decisões que foram subsidiadas pelo conhecimento e por informações satisfatórias e seguras? Qual o aporte da realidade que faz com que as conseqüências da decisão sejam seguras?




Saiba mais: GARCIA, R. C. Subsídios para Organizar Avaliações da Ação Governamental. Texto para Discussão Nº 776, IPEA, Brasília, 2001.